+55 11 3090 -7898

Português Português English English

A tecnologia como grande aliada do setor de Saúde

Um dos setores mais impactados direta e indiretamente pelo surgimento do coronavírus e por sua propagação pandêmica por todo o planeta é o da Saúde. Em um curto espaço de tempo, mesmo países com avançadas infraestruturas de atendimento se viram em situações limite, com suas capacidades de atendimento perto de serem esgotadas. Outras nações, com problemas crônicos anteriores ao vírus, rapidamente viram seus sistemas de saúde entrarem em colapso. Paradoxalmente, o setor de Saúde deverá sair mais fortalecido após o divisor de águas que é o coronavírus.

Tanto Governos como as sociedades irão valorizar mais a Saúde Pública, buscando modelos mais eficientes, mesmo com orçamentos limitados, e este, é um desafio no qual o papel da tecnologia é fundamental para ser enfrentado com sucesso. Na situação emergencial gerada pelo Covid-19, a telemedicina viabilizou a realização de muitas consultas à distância, evitando que um grande contingente de pessoas saísse de suas casas sem necessidade para serem atendidas presencialmente em hospitais e prontos-socorros já extremamente demandados pela propagação do vírus. Essa alternativa certamente evitou que um grande número de pessoas fosse exposto, sem necessidade, a uma situação de alto risco de contaminação.

Os dados são um bem de inestimável valor para as instituições de assistência médica e para os médicos, sendo cada vez mais essencial a criação de um histórico para melhor acompanhar os pacientes e ter um rápido acesso às informações úteis para a elaboração de um diagnóstico mais preciso e adoção do procedimento médico mais adequado.

Os pacientes são a prioridade número um dos profissionais da saúde. Interromper um atendimento por causa de um erro humano ou desastre natural está fora de cogitação. Com tecnologia de alta disponibilidade, as instituições de saúde podem ter a certeza de que estarão sempre “ativas” e prontas para atender os pacientes, quando necessário.

Quem não entender que o backup hoje é sinônimo de segurança e de garantia de disponibilidade dos dados, base fundamental para todo e qualquer negócio, na eventualidade, a cada dia mais provável, de um ataque criminoso, está arriscando a própria sobrevivência da empresa. Essa é uma questão cultural que ultrapassa a área de TI e deve ser motivo de preocupação por todos os diretamente ligados nos processos decisórios de uma organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *